sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cinema Perfil - Daniel Day Lewis



Eu não sabia, mas ao iniciar as pesquisas para montar este post para falar de Daniel Day Lewis, eu fiquei sabendo que ele está sendo saudado no meio cinematográfico como o "maior ator do planeta".  Eu fiquei muito feliz, pois para mim, ele já era isso. É o meu ator preferido e tenho paixão pelas atuações de Daniel. Quando o assisto, tem cenas que fico extasiada pela atuação magnífica. Ele é incrivelmente perfeito atuando!
Mas não é à toa que ele consegue estas surpreendentes atuações. Daniel só aparece de 3 em 3 anos em algum filme, ou mais, porque cada papel que ele aceita ele leva no mínimo dois anos se preparando. No filme "Gangues de Nova York" diziam que os atores tinha medo dele. Para manter o nível de agressividade que o personagem possuía, ele trabalhou com um açougueiro e no set, ouvia Eminem (músicas com letras agressivas). Ninguém conseguia mais distinguir o ator do personagem. Em "Sangue Negro" montou uma barraca em um campo petrolífero no Texas e por lá ficou até terminar o filme. Não falava com ninguém fora do set. No filme "A vida de Jack e Rose" montou uma barraca em uma praia no Canadá e lá ficou vivendo como um hippie. Para montar o personagem do aclamado filme "Meu pé esquerdo" ele só andava de cadeira de rodas e pedia para ser alimentado com uma colher. No filme "Em nome do pai", um de seus filmes mais fortes, para mim, ele passou três noites numa prisão, comendo apenas ração e quis ser colocado em uma cela muito gelada. Quem passasse pela cela tinha que provocá-lo e jogar água fria nele. Enfim, todos são unânimes em dizer que ele assume assustadoramente o papel que irá representar.
Mas essa obsessão e o seu típico processo de imersão para criar  e viver os seus papéis é que o levaram a se tornar o grande ator que é e arrebatar os mais importantes prêmios do mundo do cinema:  SAG Awards, BAFTA, Globo de Ouro, Oscar e muitos outros.

Mas, na vida real, ele é bem diferente. É casado com Rebecca Miller, filha do escritor Arthur Miller, e teve com ela seus dois filhos. Levam uma vida reclusa e tranquila,  em uma propriedade no Sul da Irlanda. "Não gosta de badalação, é uma pessoa extremamente tímida, simples, humilde, charmosa e agradável, e raramente aparece rodando por aí," assim dizem as pessoas que o conhecem. Escrevi muito sobre ele, não? mas é, para mim, o maior ator de todos os tempos e tenho uma grande admiração pelo seu trabalho. Ele é brilhantemente talentoso. Vale à pena conferir os seus filmes!



Confira aqui a sua FILMOGRAFIA:







E aqui, para mim, seus melhores filmes:

A insustentável leveza do ser (lindo!)


O Último dos Moicanos (emocionante!)

Meu pé esquerdo (sensível!)


A Época da Inocência (uma Obra de Arte!)

Assistam, e bom cinema com pipoca e guaraná (adoro!) .