quinta-feira, 2 de junho de 2011

Teatro Municipal de São Paulo: de volta e em alto estilo

Após três anos de um incessante vaivém de mais de 100 operários e investimento de 26,2 milhões de reais, um dos maiores patrimônios e orgulhos da cidade se prepara para a sua première a um público sempre apaixonado, marcada para 12 de junho, o Dia dos Namorados, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Lírico e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. A tensão antes da estreia, entretanto, não diminui a alegria de ver o antigo edifício projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo de volta à cena e, no ano em que comemora o seu centenário, cheio de vitalidade.

A reforma: Antes





A reforma: Depois
A diretora Beatriz Amaral, o secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, e as arquitetas Lilian Jaha e Rafaela Bernardes: quarteto responsável pela obra


Hall e escadarias: 1.000 metros quadrados de carpetes novos
Poltronas viajantes: os assentos da plateia foram reformados por uma empresa de Curitiba, responsável por substituir o estofado e recuperar a estrutura de madeira. Antes de seguirem viagem, porém, eles tiveram de ser identificados um por um, garantia de que voltariam exatamente ao mesmo lugar. Isso porque, dependendo da fileira e da localização, apresentam uma curvatura diferente. Um único lugar trocado poderia comprometer a harmonia do espaço.
Truque: colunas próximas à porta principal ganham imitação de mármore com técnica que utiliza esponjas, penas e cobertura de cera 
Iluminação: lustre de cristal brilha no alto do hall de entrada
O salão nobre: são sete conjuntos de vitrais renovados
Com a bilheteria concorrida e o edifício revigorado, o Teatro Municipal será importante para a revitalização do centro. Outras medidas, porém, como melhorar a iluminação e a segurança, ainda precisam ser tomadas para que os paulistanos desfrutem sem medo — e a qualquer hora — os encantos da nossa casa de ópera, de dança e de concerto, que agora mais do que nunca merece sair aplaudida de pé. As apresentações dos artistas da casa custarão entre 5 e 70 reais, visando atrair um público maior.

Reserve seu lugar
Confira as principais atrações da temporada deste ano:

12 de junho: Concerto de reabertura — Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Lírico, Quarteto de Cordas e solistas

7 a 10 de julho: Balé da Cidade

15 e 16 de julho: Companhia de Dança Philippe Genty

18 de agosto: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

23 a 25, 27 e 28 de agosto: Balé Kirov com a Orquestra Sinfônica Municipal

14 a 18 de setembro: Rigoletto, de Giuseppe Verdi, com direção de Felipe Hirsch

21 a 24 de setembro: Balé de Leipzig

14 e 16 de outubro: Orquestra Sinfônica Municipal e o violoncelista Antonio Meneses

17 a 20 de outubro: Festival Flamenco

21 e 23 de outubro: Orquestra Sinfônica Municipal e o regente Leo Brouwer

27 a 29 de outubro: Osesp

4 a 6 de novembro: The Infernal Comedy, com o ator americano John Malkovich

Vamos lá, prestigiar uma de nossa maiores obra-primas em São Paulo, em Arte e Cultura?
Não tem desculpas, tem preços para todos os bolsos e assistir à alguma programação ao vivo e a cores lá, é uma experiência que voce jamais esquecerá.
Beijos!

Pesquisa: R7 Notícias - Veja São Paulo Online

Nenhum comentário: